Os autores defendem a idéia de que o interesse do aluno não depende de um único fator e que a motivação está ligada à interação dinâmica e aos contextos em que as tarefas escolares se desenvolvem.  Um problema que os professores enfrentam é a falta de motivação dos alunos.   Quando deparamos com alunos desmotivados, tendemos a pensar que não se   interessam por nada porque não entendem o que lhes é ensinado. Mas isso é   um grande engano.   Nesse livro, os autores apresentam duas perspectivas sobre a motivação   escolar:  Alonso Tapia defende que o interesse do aluno não depende de um único   fator. A motivação está ligada à interação dinâmica entre as   características pessoais e os contextos em que as tarefas escolares se   desenvolvem. A atuação dos professores, a partir da consciência das   determinantes psicossociais, pode interferir, reforçar ou anular os padrões   motivacionais dos alunos.  Caturla Fita focaliza o papel do professor na motivação dos alunos. Saber   motivar pressupõe saber como os alunos aprendem. Nesse sentido, é evidente   que o interesse dos alunos depende em grande medida das decisões que o   professor toma.  A motivação escolar é um fenômeno complexo, processual e contextual, mas   algo pode ser feito para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse   em aprender. À sociedade, aos órgãos públicos e a outras instituições cabe   dar a devida prioridade à educação. Aos professores e equipes docentes cabe   refletir para encontrar caminhos de saída para os impasses.
Autor: TAPIA, JESÚS ALONSO
Editora: EDIÇÕES LOYOLA
Número de Páginas: 152
Edição: 11
Ano: 1999
Origem: NACIONAL
A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
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